Histórico

O surgimento do Volkstanzgruppe Grünes Tal deve-se à persistência e dedicação, na busca de referências históricas de seus antepassados, do Sr. Ary Lingner e a Sra. Itala Lingner e a vários fatores e acontecimentos relacionados desde a colonização de Blumenau.
Citando a própria fundação da cidade iniciada por alemães, que ao chegar, enfrentaram muitas dificuldades. Afinal, a terra era desconhecida e o clima diferenciado. Porém, venceram e começaram a colonização.

Assim, podemos ver como a cultura germânica em Blumenau, mantém-se até hoje. Sendo transmitida de geração para geração, através de grupos folclóricos, que são a própria cultura, e mesmo superando problemas diversos, ainda conseguem sobreviver.
A família que fundou o Volkstanzgruppe Grünes Tal, veio quando iniciou-se a colonização de Blumenau. E sabendo de sua história, decidiram levá-la adiante.

No ano de 1860 Karl Lingner e Albert Lingner, vindos de Magdeburg (Alemanha), dois dos treze netos de Kristian Lingner (este teve sua participação na capitulação de Napoleão Bonaparte), vieram em busca de sangue novo em uma nova terra.

Os irmãos, então compuseram músicas e formaram junto com Rüdeger, um conjunto musical chamado Rüdeger & Lingner, que por conseqüência abrilhantava os eventos culturais da época. Em 1870 foi fundada efetivamente a primeira banda musical da cidade, chamada Musikkapelle Lingner, comandada pelo Sr. Lingner já separado do Sr. Rüdeger que com seus seis filhos, tinham a Capela Lingner, muito conhecida na época.

A cidade que o Volkstanzgruppe Grünes Tal optou para representar chama-se Dresden, que está situada no Centro-leste da Alemanha. O fato principal de sua escolha, deve-se à aproximação e admiração, unida a uma grande amizade do Sr. Ary Lingner, Presidente do Grupo, com seu chefe/patrão, Sr. Paul Werner, na empresa Eletroaço Altona S.A. (Blumenau - SC), que fora nascido nesta cidade.

Após a escolha da localidade de representação, o Grupo foi à busca de informações do traje representativo àquela cidade. Porém, apesar de receber ajudas de pessoas conhecidas que residiam em Dresden, não obteve sucesso na busca do determinado traje. Pois, foi ao Grupo informado, que, todos os documentos históricos desta cidade, foram destruídos durante a Segunda Guerra Mundial.
As únicas informações conseguidas sobre os trajes de Dresden, foram suas cores. Por este fato, os trajes que compõem atualmente o acervo de trajes do Volkstanzgruppe Grünes Tal, são todos de desenho simples, ou seja, Dirndl, baseados apenas nas cores dos trajes da cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário